segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

COMEÇANDO 2009 COM AS LÍDERES

O ano de 2009 inicia com o mercado enviando sinais de esgotamento da primeira etapa da tendência de baixa iniciada em junho 2008. Estamos agora em pleno repique corretivo, o qual deve perdurar por várias semanas, até que se inicie a segunda e derradeira perna de baixa do atual ciclo. O repique é visível nos gráficos semanais das principais ações componentes do IBOV. Começando a análisa por PETR4, observa-se que ela fez uma reversão clássica entre novembro e dezembro do ano passado e passou a formar topos e fundos cada vez mais elevados, confirmando, assim, a tendência intermediária de alta que caracteriza os repiques em um ciclo mais amplo de baixa. Esse padrão foi reproduzido - com incrível semelhança - por GGBR4, que a esta altura igualmente apresenta o repique intermediário claramente consolidado.

A situação é menos nítida em VALE5, papel que apresentou um comportamento um pouco diferente dos demais no final de sua primeira perna de baixa, a qual se en
cerrou com uma distribuição lateral cujo topo ainda não foi definitivamente rompido. Prudentemente, pois noto que o topo da distribuição está mal definido, prefiro considerar que o repique intermediário de VALE5 só terá inicío com a confirmação do rompimento do patamar de R$ 29,00.

Não possível estimar até onde o atual repique será capaz de levar os preços. Ele pode tanto se esgotar rapidamente como pode prolongar-se por muitas semanas levando os valore dos papéis até um ponto próximo ao dos picos alcançados entre maio e junho do ano passado, dessa feita recomenda-se muita atenção e conservadorismo no posicionamento de trailing stops (lembro que mais informações sobre o trailing stop estão disponíveis em um post datado de 02 de novembro), para quem estiver ingressando agora.

Nenhum comentário: