domingo, 7 de dezembro de 2008

IBOVESPA vs DOW JONES

O comportamento dos principais índices do mercado de ações tende a refletir muito mais as expectativas dos agentes econômicos quanto ao comportamento futuro da economia do que a retratar a situação presente. Por isso não é de se estranhar que a divulgação de dados que confirmam a gravidade da recessão nos EUA e traçam um cenário bem pouco animador para a economia brasileira no próximo ano, acabou por não se refletir em novos fundos no Dow Jones e no Índice Bovespa. Percebe-se claramente nos gráficos semanais ao lado que ambos os índices atingiram seus objetivos técnicos (os quais, aliás, já foram objeto de cometários no post de 19/10).

O DJI estancou a queda justamente na linha de suporte que vem segurando suas correções desde junho de 1997, ao redor dos 7400 pts. Note-se que desde essa época o DJI parece ter entrado em uma enorme distribuição lateral, alternando ciclos de alta e baixa de média duração. Primeiro uma alta que se estendeu de outubro de 1998 a janeiro de 2000, a partir daí uma baixa que durou exatos três anos, até janeiro de 2003, seguida por um novo ciclo de alta entre março de 2003 e outubro de 2007, quando teve início novo ciclo de baixa. O investidor norte-americano que empregou uma estratéria de buy and hold - pensando no longo prazo, como recomendam os empertigados conselheiros financeiros -, portanto, acabou ficando uma década quase sem ganhos, isso se comprou próximo do suporte ( e são poucos os que o fazem), já se comprou em meio aos ciclos de alta, o prejuízo está garantido.

O IBOV, por sua vez, está em claro ciclo de alta de longo prazo e a correção iniciada em junho de 2008 trouxe o índice de volta para LTA que dá suporte a esta alta. Note-se a expressiva queda no volume financeiro a partir do mês de outubro, o que pode ser um indicativo de que a primeira etapa da correção está se prestes a se esgotar e de que estamos próximos de um repique de maior intensidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o seu blog. Aproveite e acesse o meu tbém. Seu endereço é www.ondeinvestir.com.br e se chama "De olho na economia". Abs e mais uma vez, mto bom o seu conteúdo !!