domingo, 14 de dezembro de 2008

LÍDERES DO MERCADO

As tendências de alta e de baixa no mercado não se desenvolvem linearmente, em um único movimento. Elas são normalmente permeadas por repiques de curta e média duração e, às vezes, brevemente interrompidas por movimentos laterais de acumulação. Em uma tendência de baixa, os repiques de maior intesidade costumam formar caprichosas arapucas para invesdidores desavisados, que os tomam como um indicativo de reverão rumo à uma nova tendência de alta. Pois bem, alguns ativos-líderes do mercado brasileiro estão esboçando uma configuração gráfica propícia a despertar um ingênuo otimismo, na base do "o pior já passou", pois parecem estar prestes a ingressar em um repique intermediário de mediana intensidade - como é comum acontecer em meio às tendências de baixa mais fortes.

Observa-se essa dinâmica nos gráficos semanais de PETR4
e GGBR4. Ambas sinalizaram um esgotamento da primeira perna de baixa, conforme indicamos pelo traços em vermelho: um fundo seguido de um rápido repique e de nova precipitação para um fundo superior ao anterior; por fim, um repique superando o topo do repique anterior, o que indica que estes papéis estão - muito provavelmente - ingressando na fase inicial de um repique intermediário de maior extensão, que pode durar algumas semanas. VALE5, por sua vez, apresenta uma situação diferente: o papel está desenvolvendo uma congestão lateral com um suporte já aparentemente bem definido (linha vermelha), mas ainda sem uma resistência claramente delimitada, o que recomenda que se aguarda uma definição mais clara de comportamento para o curto prazo.

Obviamente, não há nada de errado em tentar aproveitar um repique intermediário dentro de uma tendência de baixa, desde que se tenha sempre em mente que se trata de um repique, ou seja, operá-lo demanda redobrados cuidados no que toca ao manejo de risco (sugiro reduzir a exposição de risco pela metade) e o uso de sto-loss e trailing stops mais curtos, uma vez que a tendência principal de baixa pode ser retomada abruptamente, sem aviso prévio.


Nenhum comentário: